
Projetos de pesquisa
Atuação dos Terapeutas Ocupacionais nos NASFs do Distrito Federal
O Projeto visa compreender a prática dos terapeutas ocupacionais na atenção primária no Distrito Federal, assim como o uso de práticas integrativas em sua atuação.

As tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) e os desafios da pessoa idosa frente às tecnologias digitais da informação e comunicação
A transição demográfica tem sido discutida por pesquisadores em todo mundo a fim de demonstrar o envelhecimento das populações. Nesse sentido, ao longo de sua vida, a população idosa apresenta alguns fatores limitantes de ordem cognitiva, motora e até mesmo financeira, dificultando o acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Adicionado a isso, o contexto do COVID-19 estabeleceu um modo de vida de reclusão e isolamento na qual essas tecnologias passaram a ter um papel fundamental. Os serviços de e-governo não ficaram fora desta realidade e o grupo de pessoas idosas também precisou se adaptar. Com base no exposto, têm-se o problema de interesse desta pesquisa: quais os principais desafios enfrentados atualmente pelas pessoas idosas na aprendizagem e uso de TDICS? OBJETIVO: Entender a familiaridade e a aplicabilidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para as pessoas idosas, especialmente no contexto do E-gov Brasileiro. Para tanto, serão utilizados métodos quantitativos e qualitativos, do tipo exploratório e de natureza analítica. Também serão abordados requisitos sobre Literacia Digital e Qualidade de Software. Acredita-se que os resultados apresentados neste projeto possam ajudar a subsidiar a criação, bem como o aperfeiçoamento das plataformas existentes, que são direcionadas para as pessoas idosas, melhorando aspectos de satisfação, interesse e usabilidade.

Longevidade e Desenvolvimento de Serious Games
O projeto objetiva construir novas narrativas na modalidade de serious games para abordar temas relevantes relacionados à longevidade e trocas intergeracional de maneira lúdica e interativa.

Cartografia de Coletivos de arte e a cultura de Ceilândia: a constituição de territórios comuns
Este projeto visa cartografar os caminhos percorridos pelos coletivos de arte e cultura no território de Ceilândia buscando criar uma rede viva de conexões entre suas ações e os serviços existentes em Ceilândia.

Envelhecer Cotidiano
A pesquisa objetiva: 1) captar histórias de vida de pessoas idosas, a partir dos pressupostos teóricos da interseccionalidade entre racismo estrutural, gênero e ageismo; 2) Analisar conceitos e programas para educação intergeracional; 3) Explorar experiências brasileiras com a Política do Centro Dia e Centros de Convivência Intergeracional. 4) Explorar a questão do envelhecimento e participação social de idosos octagenários; 5) Articular a indissociabilidade entre ensino-pesquisa e o Projeto de Extensão de Ação Continuada (PEAC) "Construindo uma universidade para todas as idades" e o Programa de Extensão Envelhecimento Saudável e Participativo com cidadania: UnB como Universidade Promotora de Saúde.

Isolamento Social entre Pessoas Idosas do Distrito Federal
A magnitude do envelhecimento populacional no Distrito Federal é crescente e influenciada por diferentes fatores relacionados às formas desiguais e contraditórias de viver a idade avançada, tendo a interação social como um marcador de qualidade de vida na cidade. Considerando as mudanças sociodemográficas e os seus desafios presentes e futuros, sobretudo nas áreas urbanas, a pesquisa está ancorada numa argumentação teórica com base em perspectivas interdisciplinares do envelhecimento que contempla o ageismo, a urbanização desigual, os impactos dos determinantes sociais no curso de vida da população, as praticas biográficas e as formas sócio históricas. O isolamento social entre pessoas idosas precisa ser decifrado numa visão prospectiva de cidade metrópole e, para isso, é essencial a identificação das dinâmicas sociais e dos mecanismos de sociabilidade desta população no Distrito Federal, de maneira a criar sinergia entre os campos de estudos teóricos neste âmbito e as agendas de políticas públicas. A pesquisa objetiva analisar situações de isolamento social de pessoas idosas no Distrito Federal e propor solucões inovadoras para favorecer a interação social intergeracional.com ênfase na população idosa.



