Conheça nossa equipe
Leides Barroso Azevedo Moura
Pesquisadora coordernadora
Mini-Bio
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988) e Tecnologia em Gerontologia pelo Centro Universitário Internacional (2023), licença registrada (RN) pelo New York Board of Education-USA (2000-2025). Post Doutoral Study at University College London (2014), Post Doutoral Study at the Office of Global Health Education at Weil Cornell Medical College (2018). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado em Ciências da Enfermagem pela Western Connecticut State University nos Estados Unidos (2001). Enfermeira de Saúde Pública do Departamento de Saúde de Nova York por seis anos. Professora Associada IV do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional - CEAM-UnB da Universidade de Brasília. Coordenadora do Projeto de Extensão de Ação Continuada “Construindo uma Universidade para todas as idades” e Vice coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento (NEPEE) do Centro de Estudos Avançado Multidisciplinares da Universidade de Brasília.
Área de interesse
Orienta trabalhos de PIBIC, Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado em temas relacionados à potência e desafios do envelhecer, isolamento social e solidão de pessoas idosas, velhice, idadismo e interseccionalidade, violências contra pessoas idosas, Determinantes Sociais de Saúde, Promoção de Saúde e Universidade Promotora da Saúde.

Grasielle Silveira Tavares
Pesquisadora coordernadora
Mini-Bio
Graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC (2001), Pós-Doutorado em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo-USP(2020). Mestrado em Saúde na Comunidade pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2011). Formada em Arteterapia-IJEP. Atualmente é professora associada da Universidade de Brasília, do Curso de Terapia Ocupacional-FCE/UNB e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional - CEAM-UnB da Universidade de Brasília. Coordena o Projeto de Extensão Vivacidade- rede de protagonismo na velhice, ambos da UNB. Membro do. Membro da Comissão de acompanhamento da Política do Envelhecer Saudável. Coordena o grupo de Pesquisa Envelhecer Cotidiano-UNB.
Área de interesse
Terapia ocupacional, atenção primária a saúde, desenvolvimento de saberes populares e culturais no território, processos de criatividade, envelhecimento participativo e cidadão, arte como emancipação e cidadania.

Marília Miranda Forte Gomes
Professora colaboradora
Mini-Bio
Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília - UnB (2005). Mestre (2008) e Doutora (2011) em Demografia pelo programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional Cedeplar/FACE/UFMG. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) da Universidade de Brasília - Campus Gama (UnB Gama), Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação internacional (PPGDSCI). No momento é coordenadora do PPG em Engenharia Biomédica e coordenadora do GT Saúde/ABEP. Representa a ABEP na Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA/MS). Foi Secretária Geral da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP Gestão 2023-2024).
Área de interesse
Probabilidade e Estatística, Estatística Aplicada, Métodos Quantitativos Aplicados às Engenharias ou áreas afins, População e saúde, Técnicas de Análise Demográfica, Envelhecimento, Projeções de População, Mortalidade, Previdência, Transformação Digital e Tecnologias voltadas para subgrupos populacionais específicos. ORCID: 0000-0001-8584-9676 .

Marisete Peralta Safons
Professora colaboradora
Mini-Bio
Professora Associada IV da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB). Leciona disciplinas na Graduação e Pós Graduação em Educação Física. Em 2014 realizou estágio técnico no The George Institute for Global Health, em Sydney - Austrália, acompanhando as atividades de pesquisa desenvolvidas pela área músculo esquelética. Em 2015, realizou um outro estágio técnico na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto em Portugal, no Centro de Investigação em Atividade Física e Saúde. Em 2018, visita técnica na Universidade de Évora - PT para conhecer as pesquisas com pessoas idosas da referida universidade. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (GEPAFI), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ desde 1999. Tem focado seus estudos nas dimensões biopsicossociais do exercício físico para pessoas idosas. Coordena desde 1997 o projeto de extensão de ação contínua de exercício físico para Pessoas Idosas e coordena o Programa de Extensão Envelhecimento Saudável e Participativo com cidadania: UnB como Universidade Promotora de Saúde. Participa desde 2021 do Grupo de Trabalho Envelhecimento saudável e participativo (GTESP) da Universidade Promotora de Saúde da Universidade de Brasília.
Área de interesse
Dimensões biopsicossociais do exercício físico para pessoas idosas.

Áurea Barroso
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Serviço Social, Pós-doutora em Ensino. Experiência em pesquisa, docência e gestão pública. Pesquisadora nas temáticas do cuidado, de políticas públicas, interdisciplinaridade, direitos humanos, envelhecer em casa e na comunidade. Consultora da Unesco em algumas oportunidades. Parecerista de periódicos indexados, organizadora de dossiês temáticos, livros, e-books. Integra Bancas de Mestrado, Doutorado e Monografias em diversas Universidades.
Área de interesse
Cuidado na gerontologia, políticas públicas, interdisciplinaridade, direitos humanos, envelhecer em casa e na comunidade

Jairo de Souza Junior
Pesquisador Colaborador
Ativista Social
Mini-Bio
Licenciatura em Física e Matemática, Administrador Escolar e Educador Político Social em Gerontologia. Coordenador do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Área de interesse
Direitos Humanos e políticas públicas para pessoas idosas.

Isabelle Patriciá Freitas S. Chariglione
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Possui graduação em Licenciatura Plena (2004) e Formação em Psicologia (2005) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Neuropsicologia pelo IPAF (2007). Mestre em Cognição e Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília(2010). Doutora em Cognição e Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2014). Realizou seu estágio sanduíche do doutorado no "Centre de Recherche D'Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal" na Université de Montréal, CANADÁ. Especialista em Gerontologia (2021) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Realização de Pós-doutorado na Université Paris Cite (2023-2024). Atualmente é Professora no Instituto de Psicologia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE) e uma das coordenadoras do Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano - LabNEDH pela Universidade de Brasília. Coordenadora do GT Pesquisa em Psicogerontologia da ANPEPP. Líder do grupo Neurociências e Cognição em idosos - NeuroCog-Idoso pelo CNPq, e participante do grupo de Pesquisa Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida - EQUAVI pela UCB e do Grupo de Pesquisa Envelhecimento 2.0 (Brasil). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG. Embaixadora do Aging 2.0,CHAPTER Brasília, Brasil.
Área de interesse
Psicogerontologia, Desenvolvimento do adulto, Desenvolvimento da pessoa idosa, Envelhecimento & Interseccionalidade.

Maíra Rocha Santos
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Doutora e Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. É especialista em Marketing de Cadeia de Valor e Comunicação e Semiótica. Pesquisa especialmente sobre educação formal, informal e digital ao longo da vida e a interface com a pessoa idosa com a premissa de romper as barreiras do ageísmo, garantindo o protagonismo social do grupo. É especialista na criação de materiais acessíveis para empoderar esses indivíduos por meio da informação (materiais disponíveis no Observatório da Longevidade Digital). Participa de coletivos de pesquisa sobre TICs para pessoas idosas, além de projetos com foco em políticas públicas para o grupo. Atua como professora na FACE e na FAV da Universidade de Brasília e também no Centro Universitário de Brasília, IESB. Já atuou na educação básica, em fundações e ONGs. Atualmente está como Vice-presidente da AJICEDE. É co-criadora da Plataforma TEMAC para revisão da literatura.
Tema de interesse
Educação formal, informal e digital ao longo da vida e a interface com a pessoa idosa com a premissa de romper as barreiras do ageísmo, garantindo o protagonismo social do grupo.

Patrícia Araújo Bezerra
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Possui Doutorado em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, pela Universidade de Brasília (2021). Mestrado em Ciências da Saúde, ênfase em Saúde Pública e Epidemiologia, pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ FIOCRUZ PE (2013). Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade de Pernambuco (2010) e especialização em Gestão e Apoio em Saúde pela Universidade de Campinas, UNICAMP (2013). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2008). Atualmente é Learning Developer / Educational Advisor pela TUDelft University (Delft University of Technology) na Holanda. Atua também na Cruz Vermelha Holandesa no Life Skills Project for Undocumented Migrant, atuando com refugiados, apátridas, pessoas vítima de tráfico humano e migrações forçadas. É pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), membro do grupo de Pesquisa de Novas tecnologias, inovação e as mudanças na atenção integral, gestão do cuidado e gestão em saúde - o caso iPES (UNIFESP) e membro do grupo de Pesquisa da Plataforma Vitrine100Idade.
Área de interesse
Inovação em saúde, cooperação internacional, recursos educacionais mediados por tecnologias, envelhecimento, políticas e gestão em saúde.

Adriana Costa Batista
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Assistente social, especialista em Serviço Social, Família é Polícia Social pela Universidade Católica de Brasília, especialista em saúde da pessoa idosa: assistência em gerontologia, pela faculdade Laboro e cursando a especialização em Direitos Humanos, Participação Social e Saúde da Mulher pela Fiocruz/DF.
Atualmente é Gerente de Assistência Social do Sesc-DF, e coordena o Trabalho Social com Pessoas Idosas e demais grupos!
Área de interesse
Envelhecimento, gestão em saúde.

Maria Cristina Hoffmann
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Psicóloga sanitarista, especialista (UnB) e mestre (ISC/UFBA), em Saúde Pública, especialista em Envelhecimento e Gestão em Saúde da Pessoa Idosa (ENSP/FIOCRUZ), Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura (UnB), pesquisadora do Grupo Envelhecimento Cidadão da UnB, possui experiência na gestão de políticas públicas, docência e pesquisa nos temas de políticas públicas, saúde mental, gestão do conhecimento e saúde da pessoa idosa. Foi Conselheira do CNDPI, integrande da Comissão de Ciclos de Vida do CNS. Atualmente é Consultora da OPAS/OMS. Integra o GTESP, desde sua Criação.
Área de interesse
Saúde pública, envelhecimento, gestão em saúde.

Rodrigo Cardoso Bonicenha
Professor Colaborador
Mini-Bio
Professor Doutor no Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade (antigo Dept. Saúde Materno-Infantil) da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP), com dedicação integral à docência e à pesquisa. Geógrafo (Bacharel e Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007). Mestre (2014) e Doutor (2019) em Planejamento e Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. Especialista em Gerontologia pela Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS (2022). Pesquisador de Pós-Doutorado Jr no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no projeto de pesquisa "Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas". Realizei período de estágio pós-doutoral na Universidade Federal do ABC (2020-2022), no Laboratório Justiça Territorial (Labjuta), no âmbito do projeto de pesquisa e extensão: "Territórios Populares Insurgentes"
Área de interesse
Envelhecimento e territórios.

Simone Roque Mazoni
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – EERP-USP (1997). Pós-Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (PPGEnf-FS-UnB)/Intercâmbio Pós-Doutoral no Departamento de Enfermería, Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad de Granada (UGR), Espanha (2025). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – EERP-USP (2012). Mestre em Ciências pelo Programa de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (2002). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS-UnB). Linha de pesquisa: Processo de Cuidar em Enfermagem. Projetos de pesquisas: Uso do método de revisão de escopo para mapeamento da literatura. Membro dos grupos de pesquisas: Laboratório de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Segurança do Paciente (UnB-Brasil); Envelhecer Cotidiano (UnB-Brasil). Investigador externo em projetos de cooperação internacional na Universidade de Granada (UGR-Espanha): Edadismo en Estudiantes Universitários; Proyecto Cirugía Segura (CIRUSEG).

Urânia Flores da Cruz Freitas
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, pela área de pesquisa: Desenvolvimento, tecnologia e Políticas Públicas (PPGDSCI/CEAM/UnB). Mestra em Educação,pela UnB/FE, Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP; Especialista em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua pela UnB. Graduada em Pedagogia e Alfabetização - Católica de Brasília, Pesquisadora do NELIS/CEAM/UnB, Pesquisadora do VIOLES. Membra associada da comunidade GIGAPP/Madri, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais -IPDMS/UNB, da Associação Latino Americana de Futuros (ALAF), da Red Iberoamericana de Prospectiva (RIBER). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prospectiva Estratégica em Políticas Públicas -LabPEPP. Articuladora do Movimento Nacional de Luta por Direitos da População em Situação de Rua - MNLDPSR. Professora e Pesquisadora Sênior credenciada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para a Infância e Juventude, PPGPPIJ/CEAM/UnB. Pesquisadora do Grupo de Trabalho "Envelhecimento Saudável e Participativo" (GTESP/DAC/DASU) da UnB, o Grupo de Pesquisa "Envelhecer Cidadão". Experiências e pesquisas na educação básica, a distância, de jovens e adultos e superior, formação de professores, formação sindical, políticas públicas, ação pública, prospectiva estratégica, intersetorialidade, interdisciplinaridade, desigualdades sociais, desenvolvimento da metodologia de Ação - Reflexão -Ação.
Área de interesse
Desenvolvimento, educação, políticas públicas, intersetorialidade, metodologia, interseccionalidade, transversalidade, direitos humanos, estado, trabalho e sociedade, hegemonia, sociedade civil, movimentos sociais, ação pública coletiva, prospectiva estratégica, população em situação de rua; infância, juventude, velhice, idadismo, pessoa idosa, envelhecer.

Vicente de Paula Faleiros
Pesquisador Colaborador
Mini-Bio
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca - SP(1966), graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1966), especialização em planejamento pela UnB e pelo IRFED- Institut de Recherches en Développement (Paris), doutorado (PhD) pela Université de Montreal (1984) e pós-doutorados pela EHESS - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais- Paris (1991) e Université de Montréal (1996). Especialista em Gerontologia pela SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É professor titular aposentado e professor emérito da Universidade de Brasília e ex-professor das seguintes universidades: Católica de Valparaíso-Chile, Laval (Québec), Federal de João Pessoa e Católica de Brasília.Conferencista e palestrante. Pesquisador 1-A do CNPq e da FAP-DF.
Área de interesse
Políticas sociais, serviço social, cidadania, criança e adolescente, saúde pública, saúde mental, violência, velhice/gerontologia, representações sociais.

Viviane Amaral dos Santos
Pesquisadora Colaboradora
Mini-Bio
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB - 2010). Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB - 2002). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB - 1999). Pós-graduada em Psicologia Analítica Junguiana, Perspectiva Multidisciplinar pela Faculdade Unyleya (2023) e em Psicologia Transpessoal pela Faculdade de Telêmaco Borba (UNIFATEB – 2023). Possui formação em Terapia Familiar Sistêmica e Construcionismo Social, EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) para o tratamento de traumas, além de outras formações livres em Comunicação Não Violenta, Conciliação e Mediação Extrajudicial, Formação Internacional em Hipnose Clínica. Atuou como supervisora do Centro de Referência para Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) entre 2008 e 2015. Tem experiência na área da Psicologia Clínica, com ênfase em atendimentos a adultos, famílias e casos de trauma. É sócia-fundadora, diretora clínica e psicóloga responsável técnica do Espaço Lume Psicologia. Integra a equipe do Projeto Envelhecer Cidadão como pesquisadora vinculada ao CNPq.
Área de interesse
Envelhecimento, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

Ana Beatriz Alves de Araújo
Estudante de Pibic
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS-UnB) do Campus Darcy Ribeiro. Coordenadora da comissão Executiva da Liga Acadêmica de Enfermagem em Trauma e Emergência (LAETE-UnB). Estudante de PIBIC do Grupo de Pesquisa "Envelhecer Cidadão" (Diretório CNPq), do Programa de Extensão "Envelhecimento Saudável e Participativo com cidadania: UnB como Universidade Promotora de Saúde e do Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC) "Construindo uma universidade para todas as idades".
Tema de pesquisa
Promoção de cidadania e enfrentamento ao idadismo pelo Grupo de Trabalho “Envelhecimento Saudável e Participativo” (GTESP) da Universidade de Brasília.

Ana Caroline Laurentino Araújo
Estudante de mestrado
Orientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Graduada em Terapia Ocupacional e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Residente em Saúde Mental do Adulto pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e pós-graduada em Reabilitação Cognitiva. Colaborou como pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade, NEPTI, vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, CEAM e representou a Universidade de Brasília no Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal como conselheira Titular. Atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, gerontologia, saúde da família e comunidade, políticas públicas, reabilitação, cognição, saúde mental e neurologia.
Tema da pesquisa
Envelhecimento e dependência química: um olhar sobre a trajetória de projetos de vida da pessoa idosa.

Ana Sara de Sousa Alves
Estudante de PIBIC
Orientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade de Brasília (UnB), integra a equipe do projeto de Atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, atuando no apoio audiovisual e, mais recentemente, como pesquisadora de iniciação científica.
Tema da pesquisa
Linguagens midiáticas de promoção do envelhecimento cidadão: o uso da informação através de experiências com pessoas 60+.

Beatriz Silva do Nascimento
Egressa de mestrado
Orientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Nordestina, amante da dança, Terapeuta Ocupacional pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da UnB.
É pós-graduada em Saúde Mental e atenção Psicossocial. Em 2020 foi apoio técnico em pesquisa pela Universidade de Brasília na temática da saúde visual, envelhecimento e práticas corporais.
Durante a graduação foi coordenadora do grupo de estudos e foi participante do projeto de extensão TOCAR: terapia ocupacional, cuidado, corpo, criatividade, cotidiano, afeto, arte e ressignificação da Faculdade de Ceilândia - (FCE-UnB).
Atualmente atua como Terapeuta ocupacional em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas Idosas em espaço conveniado com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF. É integrante do projeto de pesquisa Vivacidade: rede entre nós, protagonismo e produção de vida no envelhecimento da Faculdade de Ceilândia (FCE- UnB). Integrante do Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza da Universidade de Brasília (NECON-UnB) e do Grupo de Pesquisa Envelhecer cidadão do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares (CEAM-UnB)
Desenvolve pesquisa na área do envelhecimento, terapias mente-corpo, práticas corporais, projetos de vida e envelhecimento ativo.
Tema da pesquisa
Projetos de Vida no envelhecimento: Uma abordagem por meio da corporeidade.

Denise Ferreira da Costa
Egressa
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Licenciatura em Letras pela Faculdade UNICEUB - Centro Universitário de Brasília, concluído em 1983 na cidade de Brasília - DF; Bacharelada em Direito pela Faculdade UPIS - União Pioneira de Integração Social, concluído em 2015 na cidade de Brasília/DF; Pós-graduação (Lato Senso) em Gestão Pública pelo IFB - Instituto Federal de Brasília, concluído em 2020 na cidade de Brasília - DF. Cursando Mestrado em Desenvolvimento , Sociedade e Cooperação Internacional no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares-CEAM na Universidade de Brasília -2023. Profissionalmente servidora pública federal, exercendo atividades desde 1993 até 2003 na AGU - Advocacia-Geral da União, na área de Recursos Humanos da AGU. A partir de 2003 até a presente data, exerçendo atividades na AGU/CGU - Consultoria-Geral da União, no Departamento de Informações Jurídico-Estratégicas-DEINF, atuando na área jurídica com pesquisas jurídicas, jurisprudências em Tribunais Superiores, Legislação Brasileira e Internacional, tratamento da Informações, indexação, gestão estratégica, além de responder por demandas internas e externas (e-SIC) e Tratamento de Dados-LGPD e subsidiar elementos e outras informações para defesa do Estado, junto aos Tribunais Superiores.
Tema da pesquisa
Mulheres Negras 60+: Histórias de vida na velhice.

Dine Layne Ferreira Santos
Estudante de PIBIC
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Estudante indígena do curso de Enfermagem pela Universidade de Brasília. Possui curso técnico profissionalizante pelo Instituto Científico Educacional Impacto Soluções (2018) e ensino médio pela Escola Estadual Coronel João Fernandes de Britto (2015). Tem experiência na área de Enfermagem.
Tema da pesquisa
Histórias de vida na velhice.

Gabriel Corrêa Borges
Estudande de Mestrado
Orientado por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Enfermeiro pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS-UnB), Campus Darcy Ribeiro. Integrante do Grupo de Trabalho "Envelhecimento Saudável e Participativo" (GTESP/DAC/DASU) da UnB, do Grupo de Pesquisa "Envelhecer Cidadão" (Diretório CNPq) e do Programa de Extensão "Envelhecimento Saudável e Participativo com Cidadania: UnB como Universidade Promotora de Saúde". Atualmente, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional e pesquisador no projeto de atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa: conquistas, desafios e perspectivas futuras.
Tema da pesquisa
Tecnologia Digital da Informação e Comunicação na promoção do Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão.

Giovanna Carvalho Thé Carpaneda
Pesquisadora colaboradora
Mini-Bio
Graduação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como pesquisadora na Prodisa/Fiocruz, no projeto de Consolidação de Normas do SUS, bem como no Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da UnB, com especial participação no Grupo de Estudos de Direito Sanitário. Além disso, já desenvolveu atividades no PET Direito UnB com foco no Envelhecer e Direitos das Pessoas Idosas. Atualmente integra a equipe do Projeto Envelhecer Cidadão
Tema da pesquisa
Direito Sanitário, Políticas Públicas e Envelhecimento

Isabella Sousa Tavares
Estudante de mestrado
Orientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Terapeuta Ocupacional pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sociedade de Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da UnB. É pós-graduada (Lato Sensu) em Análise do Comportamento Aplicada (A.B.A.) pela a Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Entre 2018 e 2019, durante a graduação, fez parte da equipe de Iniciação Científica do projeto TOCAR: terapia ocupacional, cuidado, corpo, criatividade, cotidiano, afeto, arte e ressignificação da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (FCE-UnB), como bolsista pelo mesmo. Desenvolve pesquisa na área de envelhecimento feminino, trocas intergeracionais e projetos de vida, além de atuar profissionalmente em clínica de neuropediatria.
Tema da pesquisa
Velhices femininas e troca intergeracional como possibilidade de criação de projetos de vida no Distrito Federal.

Isabelly Abreu Almeida
Estudante de PIBEX
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Discente do curso de Enfermagem na Faculdade de ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) do Campus Darcy Ribeiro. Participação como extensionista bolsista do projeto Construindo uma universidade para todas as idades, responsável pela diagramação dos livros: "Campanha de sensibilização ao idadismo/ageismo - Celebrando vidas e gerações", Se liga na convenção interamericana sobre a proteção dos direitos humanos da pessoa idosa e Práticas Inspiradoras para a Década do Envelhecimento Saudável nas Américas. Experiência no desenvolvimento de projetos tecnológicos, com utilização de plataformas como Canva, Word, Excel e similares. Integrante PIBIC " UnB/MS/FS - Atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), apontando subsídios para a sua implementação com indicadores e metas para o seu monitoramento e avaliação "
Tema da pesquisa
Construindo uma Universidade para todas as idades.

Maria da Glória David Silva Costa
Estudante de mestrado
Orientada por Marisete Peralta Safons
Mini-Bio
Profissional de educação física graduada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, especialista em Treinamento e Fisiologia do Exercício aplicado ao desempenho esportivo e atividade física pela Universidade Federal de Alagoas e mestranda do Programa de Pós-graduação em educação física - PPGEF da Universidade de Brasília sobre Aspectos comportamentais e epidemiológicos da atividade física relacionada à saúde, especificamente no processo de Envelhecimento Humano. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (GEPAFI).
Tema da pesquisa
O papel da atividade física sobre as sequelas e gravidade do Covid-19 entre pessoas idosas do DF.

Maria Weila Coêlho Almeida
Estudante de doutorado
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Coorientada por Flávia Aparecida Squinca
Mini-Bio
Mestra em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional - PPGDSCI/CEAM UnB (2022), linha de pesquisa: desenvolvimento, sociedade e população, projeto: isolamento social entre pessoas idosas do Distrito Federal. Graduada em Serviço Social pela Faculdade Projeção - Brasília (2013). Atualmente é servidora pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e envelhecimento humano. Foi Assistente Social responsável pela Área Programática Assistência e pelo Grupo dos Mais Vividos (GMV) do Centro de Atividades Sesc Ceilândia / DF. Foi professora do Espaço Campus - preparatório para concursos públicos (disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social - FHTM). Supervisora de Estágio Supervisionado em Serviço Social no Sesc / DF. Parecerista de periódicos e congressos. Integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecer Cidadão e Isolamento Social entre Pessoas Idosas do Distrito Federal e do Projeto de Extensão de Ação Continuada Construindo uma Universidade para Todas as Idades".
Tema da pesquisa
Isolamento social entre pessoas idosas do Distrito Federal.

Michele de Menezes Carlos
Estudante de doutorado
Orientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Brasília (UnB) (2018). Especialista em Saúde Mental pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITTO) (2022). Mestre em Promoção, Prevenção e Intervenção em Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília (PPGCTS/UnB) (2023). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília (PPGDSCI/UnB) (2024-2028). Integrante do Projeto de Extensão VIVACidade da Universidade de Brasília (UnB). Docente Substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília (FCTS/UnB) (2025-2026). Terapeuta Ocupacional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a Pessoa Idosa da região administrativa de Ceilândia/Distrito Federal.
Tema da pesquisa
As contribuições das Tecnologias Sociais para o Envelhecimento Saudável

Milena Pires de Medeiros
Estudante de mestrado
Orientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Terapeuta ocupacional formada pela universidade de Brasília. Especialista em saúde da família e comunidade na modalidade residência pela ESP/ FEPECS. Mestranda no programa de pós graduação em desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional, pesquisadora na área do envelhecimento. Interesses de pesquisa nas áreas de atenção básica, saude mental, saúde do homem, adolescência e sexualidade.Professora universitária no curso de terapia ocupacional pelo centro universitário IESB.
Terapeuta ocupacional em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) no Distrito Federal.
Tema da pesquisa
Vivência comunitária e rede de suporte social como aspectos de um envelhecimento saudável e participativo

Renata Braz das Neves Cardoso
Estudante de doutorado
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, especialista sobre o tema violência contra a mulher cometida por policial militar, e grupos reflexivos de homens autores de violência doméstica e familiar integrantes das forças de segurança pública. Realizou as seguintes Pós-graduações Lato Sensu: Especializações em Investigação de Feminicídio pela Universidade de Brasília, Projetos (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão Estratégica em Segurança Pública, e Gestão em Segurança Pública, ambas pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP). Possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário IESB, e Graduação em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília, atual Instituto Superior de Ciências Policiais. Atualmente é Oficial Superior, no posto de Tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Comandante do Batalhão de Policiamento Escolar.
Tema da pesquisa
A governança nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher idosa.

Estudante de doutorado
Orientado por Marília Miranda Forte Gomes
Coorientado por Leides Barroso Azevedo Moura
Ricardo Ajax Dias Kosloski
Mini-Bio
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1981); pos graduação em Engenharia de Software (2003); e mestrado pela Universidade Católica de Brasilia (UCB) - 2005. Atualmente prof Assistente II da Universidade de Brasília (desde 2011), atuando em temas como engenharia de software, métricas de software, testes de software, qualidade e produtividade em desenvolvimento de software e uso de metodologias ativas no ensino de graduação em Engenharia de software. Participei de projetos de pesquisa envolvendo o MCTIC, em 2012/13, no projeto de dimensionamento da força de trabalho junto ao MP - Ministério do Planejamento (2018). 2020 - Atualmente cursando o doutorado UnB - Universidade de Brasília, no CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, PPGDSI - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no projeto sobre Desenvolvimento e Inovação para Automação de Serviços Públicos no âmbito da Transformação dos Serviços.
Tema da pesquisa
Qualidade de software como elemento motivador do uso de serviços de e-Gov por pessoas idosas, a fim de melhorar a inclusão social desta população.

Rilary Marques de Amorim
Estudante de graduação
Orientado por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Sou atriz e atualmente estudante de Terapia Ocupacional na Universidade de Brasília (UnB) – campus Ceilândia, na Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde. Iniciei minha trajetória acadêmica no curso de Artes Cênicas da UnB, onde permaneci por um semestre. Hoje, colaboro com o projeto de atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), integrando a equipe de audiovisual, com foco em produzir materiais acessíveis e sensíveis, como vídeos, ilustrações e sumários executivos. Tenho profundo interesse em contribuir para que as pessoas idosas possam envelhecer com dignidade, respeito e presença ativa em todos os espaços da sociedade.
Áreas de interesse
Terapia ocupacional e artes, saúde da pessoa idosa, teatro e vulnerabilidade social.

Roberta de Ávila e Silva Porto Nunes
Egressa
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Coorientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Subsecretária de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do DF e mediadora pelo TJDFT ; Gestora de Políticas Públicas e Gestão Educacional- Psicóloga da Secretaria de Educação do DF; Mestranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI-UnB); Graduação em Psicologia (UNICEUB) e Gerontologia (UNINTER); Especialista em Gestão Estratégica em Organizações Públicas (Faculdade Projeção) , Neuropsicologia ( Faculdade JK), Direito e Gênero (ESMA-TJDFT), em Saúde da População em Situação de Rua com foco na população Negra (UnB); e em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização (PUCRS).
Tema da pesquisa
Violências e desigualdades nas velhices: proposta de enfrentamento no Distrito Federal.

Samuel Lucas dos Santos
Egresso
Orientado por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Graduado em Enfermagem na Universidade de Brasília. Faço parte do grupo de pesquisa ''envelhecer cidadão'' trabalhando a temática intergeracional através de serious game e conceitos de cidadania sendo parte da iniciação científica em 2024.
Tema da pesquisa
O uso de serious games como ferramenta de diálogos intergeracionais na cidade.

Sandra Regina Gomes
Estudante de doutorado
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Coordenou a Política Pública para Pessoas Idosas na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, regulamentou o Fundo Municipal do Idoso, criou a Escola de Conselhos “Professor Paulo Freire” e elaborou o Plano Municipal Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento. Esteve Coordenadora-Geral dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria dos Direitos Humanos, Governo Federal e Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI). Coordenou a Política da Pessoa Idosa na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo. Criou o Disque 100 – Módulo Idoso, regulamentou a Lei do Fundo Nacional do Idoso e elaborou o Decreto Presidencial Compromisso Nacional de Envelhecimento Ativo. Esteve consultora da Secretaria Estadual da Saúde (SP) na implantação do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Responsável por Programas e Campanhas de Prevenção de Quedas e Acidentes Viários com Pessoas Idosas em 18 Estados brasileiros. Docente da Cursos de Pós-graduação em Gerontologia do Hospital Albert Einstein (SP, RJ PR), Hospital Cynthia Charone (PA), Faculdade São Camilo (SP), Hospital Oswaldo Cruz (SP) e PUC-MG. Membro da Associação Brasileira de Gerontologia. Conselheira do Instituto Velho Amigo e da Associação São Joaquim.
Tema da pesquisa
Mapeamento dos Centros Dia para pessoas idosas no Brasil e como estão funcionando.

Simone Bezerra Franco
Egressa de doutorado
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Coorientada por Marília Miranda Forte Gomes
Mini-Bio
Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB. . Mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade de Brasília (2017). Licenciada em Matemática pela UFPA (2014). Especialista em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Gestão (2009). Especialista em Educação Ciências e Matemática - Ênfase na Educação Infantil pela UFPA (2007). Pós graduação lato sensu em Libras pelo Instituto de Educação Superior Ascensão (IESA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005).
Tema da pesquisa
Letramento Digital e Interações Sociais: O papel da conexão online para pessoas idosas octogenárias.

Vanessa Rodrigues Dunk Gomes
Egressa de mestrado
Orientada por Grasielle Silveira Tavares
Mini-Bio
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília, desde 2023, na linha de pesquisa em Envelhecimento. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Brasília (2022) e em Serviço Social pela mesma instituição (2013). Possui pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas e RH pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2016). Empregada pública, desde julho de 2011, na empresa Caixa Econômica Federal. Além da experiência na área bancária, atuou na área de reabilitação infantil como terapeuta ocupacional. Voluntária, desde fevereiro de 2023, no Instituto Steinkopf, no projeto Uma Sinfonia Diferente, programa de desenvolvimento por meio da música para crianças, adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista e em projeto de pesquisa desenvolvido pelo instituto. As áreas de interesse são: saúde da criança, da família e do idoso, contexto escolar, práticas integrativas, reabilitação, transtorno do espectro autista e envelhecimento.
Tema da pesquisa

Vinicius Vieira da Silva
Egresso
Orientado por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Distrito Federal, onde participou do Programa de Iniciação Científica na Instituição como Voluntário com projeto de pesquisa voltado pra área de Saúde Coletiva bem como monitor de disciplinas na Instituição: Instrumentalização para o Processo do Cuidar, Enfermagem na Saúde do Adulto II: Cuidados Semi-Intensivos e Intensivos e Enfermagem na Saúde do Idoso. Participação em projetos Voluntários no âmbito do Sistema Único de Saúde. Pós-graduado em Urgência e Emergência e Docência do Ensino Superior, Especialista em Centro-Cirúrgico pela Residência da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Mestre pela Universidade de Brasília no Programa de Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional.
Tema da pesquisa
Envelhecimento na população em situação de rua.

Yasmin de Araújo
Egressa
Orientado por Grasielle Tavares
Mini-Bio
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade de Brasília (2025) atuando na Residência Multiprofissional de Atenção Primária com ênfase nas Práticas Integrativas em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal. Facilitadora de Terapia Comunitária Integrativa e auriculoterapia pelo Observatório de Práticas Integrativas da Universidade de Brasília (2025). Participou como bolsista do projeto de Atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) entre 2024 e 2025. Ilustradora da capa da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Título do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Terapia Ocupacional: "Retratos de corpos ao Envelhecer: o uso do desenho enquanto processo de corporificação" com orientação de Grasielle Silveira Tavares e co-orientação de Beatriz Silva do Nascimento.
Tema da pesquisa
Territórios, envelhecimento e corpo.

Rosana Eulâmpio de Moraes
Egressa
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Coorientada por Rebeca Carmo de Souza Cruz
Mini-Bio
Mestre em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional, graduada em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (2013). Especialização em Psicopedagogia Institucional (2006). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: criação, vivência e imaginação. Na escola onde atua - Centro de Ensino Médio Setor Leste - coordena os seguintes projetos: Mostra Cultural (para Segundos anos do Ensino Médio); Mulheres Inspiradoras (para Segundos anos do Ensino Médio); Saraus (para todo Ensino Médio - 1º a 3º anos do Ensino Médio) e Roda de Leitura e Vivência (para todo Ensino Médio - 1º a 3º anos do Ensino Médio). Participo voluntariamente da ONG: Mulheres Poderosas na comunidade em Santa Luzia, na localidade da Cidade Estrutural, atuando com rodas de leituras/conversas e vivências das escritoras negras e brasileiras.
Tema da pesquisa
Educação Intergeracional ao longo da vida: conceitos teóricos e boas práticas.

Tatiana Frade Maciel
Egressa
Orientada por Leides Barroso Azevedo Moura
Mini-Bio
Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB, possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área, com atuação nos três níveis de atenção à saúde. Já prestou serviços como: monitoria, extensão e pesquisa na Faculdade de Fisioterapia da UFJF. Trabalhou como Fisioterapeuta Reguladora no Município de Lagoa Santa/MG, desenvolvendo o Centro de Reabilitação do município.
Tema da pesquisa
Cidade Amiga de todas as idades.






%2020_39_edited.jpg)